de mim
mãe mulher água sereia cabocla loba y poeta

dessas muitas que soul 

para Rosa
essa moça que imagina histórias da beira, entre barcos e trampolins, canoeiros e ciganas, entre vertigens e noites de amor.

enxugo no pano de prato as mãos sujas do sangue das canções /sic/

Rosa Morena, de Caymmi, de João,
Rosa Tristeza, de Batatinha
Rose, de Ederaldo,
Maria Rosa, de Lupicinio, de Paulinho,
Rosa Maria, na beira da praia.
Estranha Rosa, de Banhart & Amarante;

Escrevi esse livro entre 2011 e 2015, um período muito intenso de andanças na Cidade da Bahia. Mais do que isso: eu vivi Oarmarinho no corpo da rua, no copo do sonho, nos delírios infindáveis da fique são. É meu quinto livro e independente, como das outras vezes.
Oarmarinho é um romance gestado na rede, tendo o blog como dispositivo de uma criação literária experimental.
Pra mim é uma experiência da autoria como lugar da impermanência, da provisoriedade, de não saber onde esse barco vai dar, ali, na experiência de escrita de cada postagem.
A autoria, uma maré, essa que desassossega Rosa.
Preparo pra botar meu bloco na rua quando esse texto terá, muito em breve, sua versão num volume de papéis. O volume e suas surpresas. O livro também como experiência.
Do blog e suas tags, pontos de onde emergem essa narrativa-teia, o navegante do acaso, o trampolim, caioá, os canoeiros, filhos do vento,www.oarmarinho.blogspot.com
O blog livre do romance, sempre sendo A MAIS... mas sempre em torno dela,
Rosa, que é filha de Chico, irmã de Pedro e abandonou a beira, doença de sua mãe, para viver de vai e vem, entre sambas e solidões, a bordo do PRADIANTI.
Essa escrita - que é minha cura, que é lucidez desatino - quer ser largamente lida (abre a rodinha, meu amor, abre a rodinha), nessa publicação que anda sendo gerada pelo a-braço da Edtóra, com meus parceiros da Sociedade da Prensa. Agradeço a todxs que cruzei nesse período: amigos, desamigos e um tanto de paixões, ave, foram tantas paixões.

Beijo nos olhos, observador,
F i q u e s ã o .

Ô gira deixa a gira girar | foto ~ divulgação Oarmarinho ~ Caroline B3nto





Nenhum comentário:

Postar um comentário